segunda-feira, abril 22, 2013

COMO COMPRAR DE FORMA CONSCIENTE: SOMBRAS

1 - Qualidade x Quantidade

Sombra é o tipo de produto que custa a acabar, pois rende demais e é aplicada em uma área muito pequena do rosto. Apenas aquelas usadas diariamente, na auto-maquiagem ou pelo maquiador profissional, acabam com mais rapidez. Cores mais difíceis de serem usadas podem levar anos até serem completamente usadas.

Sendo assim, quem não é maquiador não precisa ter 999 cores de sombra. Melhor manter um kit básico de sombras de boa qualidade, mais neutro, com algumas sombras mais coloridas e de efeito para criar maquiagens para festas e momentos mais descontraídos, que comprar paletas gigantes com cores que ficam lindas juntas, mas que nunca serão usadas.

Invista em sombras de boa qualidade, com textura macia e alta pigmentação e resista a comprar sombras de qualidade inferior que não pigmentam, pois ficarão encostadas. 
2 - Primer

Use sempre um bom primer para sombras, pois por melhor que seja a qualidade do produto, a durabilidade só será garantida ao longo do dia se houver por baixo uma base adequada para sua fixação. Base para o rosto não é uma boa opção para substituir o primer, pois ela faz a sombra vincar.

Vejo muita gente que até tem sombras boas, mas como não usa primer, acha que elas não prestam, pois não duram nem pigmentam bem nas pálpebras. Então, continuam comprando em busca de um produto que dure nos olhos. Usando sombras de forma correta, elas se fixam e aparecem, e você poderá tirar melhor proveito dos produtos que já tem.
3 - Estilo pessoal

A maioria das mulheres seguem suas próprias inclinações e não insistem em maquiagens que não conseguem usar, por não combinarem com seu estilo pessoal. Contudo, algumas acham lindas certas maquiagens, compram um produto e tentar reproduzir o que fica ótimo na amiga, na atriz, na modelo. Acabam não gostando. 

Sempre pense se aquela cor e aquele efeito combinam com você. Se seu estilo é romântico, você se sentirá "exagerada" e "aparecida" com um olhão preto e/ou um batom vermelho. Se você é dramática no estilo pessoal, se sentirá "infantil" e "boba" com uma sombra clarinha e gloss, por exemplo.

4 - Cromologia

Mais uma vez, ressalto que as dicas de combinações de cores com a tonalidade e com o subtom da pele são importantes para criar uma maquiagem harmônica, mas não são regras obrigatórias, absolutas, apenas garantem o melhor resultado.

Peles claras

Para as claras amareladas, sobretudo de cabelos claros loiros ou ruivos, invista em tons de marrom claro e médio, terra, pérola e marfim, beges, dourados pálidos, leves acobreados, bronzes, deixando o preto para pequenos detalhes. Tons de rosê, champagne, lilás, verde folha seca, turquesa claro, laranja e coral funcionam bem. Kate Hudson, Jennifer Aniston e Susan Sarandon representam esse grupo.Para as que têm cabelo mais escuro, os mesmo tons mais escuros ou intensos também ficam bonitos. É o caso de Sofia Vergara
Para as claras rosadas, de subtom rosado ou azulado, tons como marrom acinzentado ou rosado, bege rosado, cinza, grafite, prata, lilás, violeta, rosas frios, roxos, turquesa, verdes mais frios, com mais azul na mistura, azuis em geral, vinho. As donas de cabelos claros ficam melhores nos tons médios e claros.

Já as de cabelos médios ficam bem com cores claras, médias e escuras, de acordo com o estilo pessoal. Mulheres de escuros combinam principalmente com tons médios e escuros das cores citadas acima e ficam muito bem com preto. É o caso de Courtney Cox, Dita Von Teese e Megan Fox. 


Pele morena

Morenas amareladas ficam lindas usando tons mais quentes de marrom e bege, perolados, ouro, bronze e cobre mais intensos, verdes secos médios ou escuros, petróleo escuro, avermelhados. São exemplos Jessica Alba e Salma Hayek.
As mulheres de pele parda fria e orientais como Catharine Zeta Jones e Lucy Liu, ornam com tons mais fechados de marrom e bege, verdes e azuis escuros frios, borgonhas, violetas e roxos, rosas frios médios e escuros, preto, grafite, magenta e cereja. 
Pele Negra

Peles negras quentes como a de Beyoncé vão bem com sombras em tons abertos de ouro, bronze, cobre, marrom, verde amarelado escuro, coral, laranja e vermelho, petróleo e turquesa escuro.
Peles negras frias como a de Alek Wek ficam ótimas com tons de grafite, preto, prata (detalhes), rosa escuro, vinho e vermelho de base azulada, magenta, roxo, ameixa, turquesa escuro, verde esmeralda, verde escuro mais frio, azul cobalto, marinho e violeta.
Espero que estas dicas ajudem na hora de escolher as sombras e paletas..bjssss
Make cacau


3 comentários:

Unknown disse...

Gostei bastante das dicas. Estou em processo de pesquisa sobre sombras e desejando muito uma paleta daquelas bem completas sabe? Mas ainda não comprei a minha porque sempre fico em duvida em qual escolher, as que vem mais cores, as que tem cores mais viva etc. Realmente não vale investir em algo que no final vai ficar encostado.

Miss Chapinha

CACAU disse...

AAq bomm q vc gostou linda!!Fico feliz d++..Bjsss

Batom Glamuroso disse...

amei as dicas...
Gostei bastante do seu cantinho.Seguindo aqui.

Att
Ingrid Santos
http://batomglamuroso.blogspot.com.br/